AUDITORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A EXPERIÊNCIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO CEARÁ

Paulo Alcântara Saraiva Leão

Resumo


O presente artigo tem como propósito apresentar a experiência de implantação da área de auditoria de tecnologia da informação no Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE). O controle externo sobre a governança e o uso dos recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) bem como os processos referentes às aquisições no âmbito da Administração Pública estadual são de extrema importância, uma vez que se trata de área estratégica, de alto teor técnico, de grande dinamicidade e que envolve recursos financeiros significativos dentro dos orçamentos públicos. Este estudo objetiva ainda a implantação de uma área de auditoria de TI no TCE-CE buscando garantir que os recursos a ela destinados na Administração Pública sejam corretamente aplicados e contribuir para a boa governança da TI na Administração Pública estadual em benefício da sociedade. Este trabalho apresenta as motivações que justificaram a criação dessa nova área, a sua estrutura organizacional, as ações realizadas, as competências, as atribuições, o processo de trabalho e, finalmente, os resultados e os benefícios alcançados com sua atuação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRAGA, Carlos Renato Araújo. Introdução à auditoria de tecnologia da informação. Brasília, 2009. CEARÁ. Tribunal de Contas. Lei Orgânica. 3. ed. Fortaleza: TCE, 2010. CEARÁ. Tribunal de Contas. Resolução Administrativa n. 1/2009. Fortaleza: TCE, 2010. CRUZ, Cláudio Silva da. Governança de TI e a conformidade legal no setor público: um quadro referencial normativo para a contratação de serviços de TI. 2008. 254 f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2008. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016. FERRER, Florência. Gestão pública eficiente. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. GUERRA, Evandro Martins. Os controles externo e interno da administração pública. 2. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2005. HANASHIRO, Maria. Metodologia para desenvolvimento de procedimentos e planejamento de auditorias de TI aplicada à Administração Pública Federal. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2016. KNIGHT, Peter Titcomb; FERNANDES, Ciro Campos Christo; CUNHA, Maria Alexandra (Org.). E-Desenvolvimento no Brasil e no mundo – subsídios e Programa e-Brasil. São Paulo: Yendis, 2007.

RUEDIGER, Marco A. Governança democrática na era da informação. Revista de Administração Pública – RAP, Rio de Janeiro, v. 37, n. 6, p. 1257-80, nov./dez. 2003. SHERMAN, Augusto. Auditoria de tecnologia da informação e a experiência do TCU. Fortaleza, 2011. SILVA, Carlos Alberto dos Santos. Diretrizes para auditoria na contratação de TI na Administração Pública Federal. Fórum de Contratação e Gestão Pública – FCGP, Belo Horizonte, ano 14, n. 164, p. 9-22, ago. 2015. WEILL, Peter; ROSS, Jeanne W. Governança de TI - Tecnologia da Informação. São Paulo: M. Books do Brasil, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Paulo Alcântara Saraiva Leão